Primeiro mês no The Roslin Institute

22279858_1716208551747284_299331640843221913_n

Para quem não conhece a história completa, e quer conhecê-la, meu nome é Fabio Luiz Buranelo Toral. Sou professor na área de melhoramento genético animal na UFMG, e estou no The Roslin Institute, na Escócia, para realizar um estágio sênior, entre setembro de 2017 e agosto de 2018. Minha estadia aqui está sendo financiada pelo Governo Brasileiro, por meio de uma bolsa de estudos concedida pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Por isso, sinto que tenho o dever de compartilhar minha experiência com o maior número possível de pessoas. Vou fazer isso de duas formas. Ao longo de cada mês, vou escrever um texto resumindo minhas atividades. Vou escrever isso de forma pessoal, como se fosse uma simples narrativa dos fatos mais importantes do período. No final, também vou disponibilizar o relatório completo de minhas realizações. Esse relatório será utilizado para minha prestação de contas junto à CAPES e, por sua vez, será redigido de maneira mais formal, como exige o método científico.

Aqui no Roslin, estou sendo supervisionado pela Dra. Andrea Wilson. Ela é matemática, e interessada na modelagem de processos de resistência e tolerância de animais de interesse zootécnico a doenças infecciosas. A maior parte do trabalho da Dra. Andrea é realizada com simulação computacional. Entretanto, no nosso projeto, iremos trabalhar com dados reais, coletados pelo meu grupo de pesquisa da UFMG na Fazenda Mundo Novo, em Uberaba. Além dos fenótipos referentes a contagens de parasitos (carrapatos e nematódeos gastrointestinais), crescimento e, possivelmente, alguns dados reprodutivos, nós temos à disposição os genótipos de alguns animais da raça Nelore. O grupo de trabalho é composto por duas matemáticas, um físico, um estatístico, uma veterinária e um zootecnista. São duas gregas, um inglês, uma alemã (Dra. Andrea) e dois brasileiros. Todos já concluíram o doutorado. Olhando de maneira superficial, parece um grupo estranho, mas todos estão extremamente engajados com o tema. Finalizei uma de minhas apresentações desse mês dizendo que sinto estar trabalhando com um “dream team”. Todos trabalham de forma muito bem coordenada, e as formações se complementam de maneira muito adequada. Então, minha primeira observação: todos são bons em matemática e programação de computadores, independentes de estarem envolvidos com temas “biológicos” e “pecuários”.

Em setembro, nós fizemos uma reunião para apresentação do projeto e das metas aos membros da equipe, e outra para recepção de uma nova integrante da equipe, uma matemática grega. Fizemos alguns ajustes e definimos as prioridades. Participei de um curso sobre utilização do servidor (Eddie) da University of Edinburgh e de um evento sobre sequenciamento completo de genomas. Especificamente sobre meu projeto (vou chamá-lo de meu apenas para diferenciá-lo dos outros projetos), finalizei a edição dos dados, e já comecei a realizar algumas análises estatísticas. Como forma de me “estimular” com o projeto, minha supervisora já incluiu uma apresentação de nossos resultados para o dia 27 de outubro, durante a reunião da Edinburgh Alliance for Complex Traits Genetics, que vai ser realizada na Royal Society of Edinburgh. Ou seja, já tenho data marcada para apresentar os primeiros resultados do projeto e, todas as minhas atividades de outubro, serão direcionadas para essa apresentação.

Em resumo, foi um mês de transição. Cheguei em um país diferente, precisei organizar minhas coisas pessoais para viver aqui, e me adaptar à nova rotina. Foi necessário organizar minhas condições de trabalho (local, equipamentos, equipe, etc.) e definir as prioridades. Agora é trabalhar, porque dia 27 de outubro já está chegando!

Anúncios

Um comentário sobre “Primeiro mês no The Roslin Institute

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s