Lançamento do PMG2B. Primeiro Sumário de vacas Gir Leiteiro.

ZAB 635

O Programa de Melhoramento Genético 2B (PMG2B) foi apresentado ao público no dia 22 de junho de 2016, durante a MegaLeite. O PMG2B começou a ser planejado e desenvolvido em 2010, na Fazenda Cachoeira, em Ferros – MG. O Programa, idealizado e coordenado por José Afonso Bicalho e Adriano Bicalho (Agronegócios 2B) e Fabio Toral (UFMG), foi delineado para identificação de vacas Gir Leiteiro com maior potencial para geração de lucro.

Todos os animais do PMG2B são manejados e avaliados em condições ambientais semelhantes àquelas existentes em grande parte dos rebanhos leiteiros. Os animais da mesma categoria recebem sempre as mesmas condições de manejo, para que as diferenças genéticas entre eles sejam identificadas com maior precisão. No Programa, são avaliadas características relacionadas com produção e qualidade do leite, reprodução e eficiência de produção.

No PMG2B, as vacas são selecionadas com base em seus valores genéticos preditos. Esse processo é mais preciso que a seleção baseada na avaliação fenotípica ou na avaliação com base na genealogia, apenas. Consequentemente, as mudanças genéticas são maiores. Apenas as vacas com alto potencial genético são classificadas como doadoras e submetidas a procedimentos especiais de reprodução, como a FIV.

O Sumário de Vacas Gir Leiteiro, que pode ser acessado aqui (CadernoPMG2B), é um dos produtos do PMG2B. Esse é o primeiro sumário público com os resultados das avaliações genéticas de vacas. Tal material é uma excelente ferramenta para identificação dos animais com maior potencial genético para características economicamente importantes e que, portanto, podem ser utilizados em maior intensidade nos rebanhos.

Consulte o Resultado da Avaliação Genética de Vacas Gir Leiteiro do PMG2B e veja mais detalhes sobre o projeto (CadernoPMG2B).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s